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Endomarketing: o que é e como usar na sua clínica

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Endomarketing: o que é e como usar na sua clínica

Você quer saber como o endomarketing pode contribuir para o crescimento da sua clínica?

Em princípio, essa estratégia visa resolver alguns problemas comuns internos da clínica.

Por exemplo, a rotatividade de funcionários, conhecida como Turnover. Ou funcionários desmotivados.

Esses problemas podem ser causados pela falta de engajamento da equipe.

Mas agora isso vai mudar. Pois neste artigo vamos descobrir como.

Se a meta é ter colaboradores mais produtivos. E até mais felizes no trabalho. 

Nos perguntamos: será que isso é possível?

Por isso veremos como melhorar o desempenho da sua clínica. Com o uso da estratégia do Endomarketing.

O que é Endomarketing 

Endomarketing ou marketing interno é um conceito comunicação interna. Ou seja, uma estratégia para falar com os seus funcionários.

O objetivo é comunicar uma mensagem que provoque mudanças positivas. Como, por exemplo, melhorar a produtividade ou alinhar os ideais da empresa.

Para tanto, eles precisam estar satisfeitos. Mas quais são os principais fatores para a satisfação dos funcionários?

  • Ambiente de trabalho e rotina
  • Oportunidade de desenvolvimento
  • Relacionamento com colegas e gestores
  • Remuneração

Então esses são os pontos que precisamos trabalhar.

Portanto, usar ações efetivas para aumentar a colaboração entre a equipe.

Depois disso, é preciso transmitir a identidade da clínica para seus colaboradores.

Por que?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup notou que apenas 41% dos trabalhadores sabem o que diferencia a sua empresa das demais. 

Para Analisa de Medeiros Brum em seu livro “Endomarketing estratégico”, 2017 da Editora Integrare, isso mostra uma relação.

Concluimos que é necessário que a empresa comunique mensagens-chave. Envolvendo seus colaboradores. Assim, eles absorverão o propósito daquele trabalho. O que deve aumentar o engajamento.

Da mesma forma, é ideal que exista algo que dê sentido para aquela função. Assim, você pode começar a valorizar o seu time. Pois quando ele se sente valorizado, a satisfação também cresce.

Por que a satisfação do meu funcionário é tão importante? 

  1. Um funcionário pode influenciar seus colegas
  2. Cada um de seus funcionários entra em contato com possíveis clientes da empresa
  3. Eles possuem sua própia rede de comunicação

Também podemos relacionar esse tema com o uso das redes sociais. Sua empresa provavelmente está nas redes assim como os seus funcionários. 

Por isso, usar essa ferramenta é uma forma de passar uma mensagem. E também de criar uma relação virtural.

Assim, você contribui para a imagem da empresa. Promovendo outro engajamento: o virtual.

Portanto, essa é uma influência da sua equipe de trabalho. E com isso temos os primeiros motivos para aplicar o endormarketing na sua rotina.

Então, vamos entender porque o endomarketing é importante para a sua clínica. 

Endomarketing: qual é a importância de uma equipe engajada? 

É importante perceber uma coisa. Seus funcionários possuem contato com alguma etapa do atendimento.

Ou seja, auxiliares, estagiários, outros médicos, e secretárias que conversam com seu paciente. Dessa forma, visualizamos como cada um deles é essencial para a produtividade da equipe como um todo.

Mas o que poucos imaginam é que os funcionários participam da construçã da imagem da sua marca

Por um lado, todos os trabalhadores da clínica se tornam formadores de opinião e influência de seus respectivos amigos e familiares.

Por outro lado, essa imagem pode ser prejudicial.

Dessa forma, é criada uma rede de conexões que dizem respeito a reputação do seu consultório.

Logo, ela pode ser positiva, neutra ou negativa. 

Nesse momento você deve se perguntar:

Qual é a imagem que queremos que seja espalhada? 

Provavelmente algumas ideias começaram a brotar em sua mente. 

Como por exemplo a sua empresa como um lugar acolhedor, saudável, organizado.

E que tem o propósito de beneficiar os seus clientes e funcionários. 

Mas como botar essas ideias em prática? 

Em suma, criando conteúdos de qualidade e estratégicos que possam influenciar internamente a equipe.

É necessário gerenciar um certo conteúdo para obter resultados.

Endomarketing: como se beneficiar dessa estratégia

Para concretizar essas ideias nós utilizamos os conceitos do marketing interno.

Um exemplo é o uso da TV da sua sala de espera como transmissora e algumas outras ações voltadas para questões internas.

Assim, a empresa cria um sentimento positivo sobre aquele ambiente de trabalho.

  1. Ambiente mais saudável 

A ideia da TV personalizada é garantir um conteúdo saudável. 

Diferente da TV aberta que possui conteúdos exagerados, repetidos e sensacionalistas.

Como assim saudável?

Informação de qualidade, dicas de saúde e bem-estar.

Além de conteúdos diretamente relacionados ao seu campo de atividades.

  1. Produtividade e bem-estar no trabalho 

Com informações positivas o dia de todo mundo se torna mais alegre, você não concorda? 

O mesmo vale para o seu consultório.

E além disso, quando mais estamos inseridos no contexto melhor se torna o desempenho da equipe. Como fazemos isso? Adequando a mídia ao ambiente.

  1. Informação para pacientes e funcionários

Não entendeu? Eu te explico. Mais informação sobre os processos das clínicas (novos equipamentos, tratamentos, comunicados). 

Essa é uma maneira de fazer com que a essência e as novidades da sua empresa sejam sempre reforçadas. 

Assim, aceleramentos o funcionamento interno das atividades e engajamos de maneira sutil e inteligente. 

Na imagem aparecem 2 médicos e uma funcionária, todos estão uniformizados e fazem o gesto com os polegares para cima e sorriem. foto criado por freepik – br.freepik.com

Endomarketing: como aplicar essa estratégia no dia a dia da clínica

  • Investir em cursos e treinamentos 

Se o seu funcionário quer oportunidades, dê isso a ele. Bem melhor do que treinar sempre um novo funcionário, é um antigo funcionário com diversos treinamentos. Assim, ele pode crescer junto com a sua empresa. 

  • Incentivar atividades interativas e o bom humor

O bom humor no trabalho ajuda no problema da produtividade. Pessoas chateadas produzem menos, pessoas felizes produzem mais. Essa é a lógica a seguir.

  • Faça eventos

Uma boa confraternização da empresa contribui para a positividade da equipe. Principalmente se vier acompanhado de uma mensagem carinhosa, positiva ou mesmo uma comida gostosa. Lembre-se que o bom relacionamento entre os funcionários faz parte dessa estratégia.

  • Invista em uma mídia de comunicação interna

Essa é uma forma de transmitir uma mensagem para todos e garantir que eles recebam. Se for feito com entretenimento então, melhor ainda. 

O endomarketing é uma estratégia para motivar a sua equipe de colaboradores.

Inclusive no tópico acima tivemos uma listinha de ideias para aplicar no dia a dia do seu consultório. 

Em resumo, você sabe que construir uma reputação para o seu negócio é essencial.

E já descobriu que os seus funcionários podem ajudar ou prejudicar nessa questão. 

Que tal usar uma mídia para que seus funcionários assimilem o propósito da empresa? “Vistam a camisa”?

Pensando nisso a Medical TV oferece serviços de canal personalizado para a sua TV da sala de espera

Conheça o combo que vai promover o seu marketing médico e trazer resultados.

Além das vantagens de conquistar os seus clientes, ela também pode ser uma ferramenta de comunicação interna.

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